top of page

Deus é consciencia criadora.

Esta noite sonhei com uma figura que me levantava e conversava comigo e eu a questionava porque, mesmo com tantas mensagens sagradas de paz e tantos apelos feitos por tantas religiões, ainda estamos longe de construirmos um mundo sem violência, ou pelo menos consciente de que estamos todos interligados e o que atinge negativamente ou positivamente um ser, atinge todos os outros e lembro que perguntava para ela: Deus existe mesmo, ou é uma ideia que criamos para justificar nossas ações e para gerar controles?

Sabe qual foi a resposta?

"O Deus que maioria do humanos venera não existe. É uma leitura da mente finita e das ilusões que O cria à sua imagem e semelhança.

Deus é Consciência criadora e ordenadora de todas as coisas, e objetivo maior de todos os seres. Deus se realiza em cada ação dos humanos, mesmo que sejam consideradas negativas, pois Ele não fica julgando cada ação individual. A Lei Universal faz com que cada ser arque com os resultados de suas ações.

Deus como consciência e plenitude em todos os seres É muito mais do que a mente humana consegue conceber. Por isto temos divindades, mestre e mensagens diversas, para povos e culturas diversas e em tempos diversos, para que se possibilite a todos os seres a transcendência da ideia divina. Se para uns é Pai, para outros é Mãe, para outros não tem individualidade, para outros já tem a concepção de indivíduo, para outros não tem identidade nenhuma..."

Entendi que a maioria das concepções de Deus como individuo, precisam de oponentes como um Diabo, por exemplo, para se justificar as fragilidades humana, embora nas cosmogonias africanas este ser que faz oposição a Deus não exista, pois a ideia da divindade suprema está acima da dualidade, já que todas as coisas são originárias de uma única fonte e consciência criadora que se manifesta diversamente.

Deus é pessoal para cada ser, por que é a própria natureza do ser, que se revela diversamente e também é transcendental. E o que se chama de mal, é a ação sem a consciência divina. A ação inconsequente do ego, que só pensa e só visualiza estes 20, 30, 50, 80 anos que temos para viver com o corpo que temos agora.

Não sei se entendi ou se fiquei mais confuso. E não sei se entendestes e se ficastes mais confuso (se é que você tens alguma dúvida sobre este prisma).

Esta resposta me levou a pensar em muitas coisas, inclusive na culpa que egoisticamente alimentamos ou cobramos de outras pessoas, ou acusamos a nós mesmos ou outras pessoas. Tudo é ilusão. Podemos ser livres completamente da culpa e sermos plenos. Mas este assunto tratarei outro dia.

Tenha um bom dia.

bottom of page