top of page

Festa de Caboclos.

Dia 17 próximo é o dia em que nossa casa festejará a ancestralidade cabocla que se assume declaradamente mestiça e brasileira. Por isso os Angoleiros reverenciam o Sagrado trazido e preservado pelos diferentes povos africanos que para aqui foram trazidos e logo em seguida dão espaço para a nossa espiritualidade brasileira. Também será um dia importante para o Brasil como nação, pois será votado o relatório que pede o impedimento da presidente Dilma. Não vamos deixar de festejar, porém não vamos nos esquecer de mantermo-nos em oração pelo nosso Brasil e pela paz em nossa nação.



Não vamos entrar no mérito e do discurso de que o objetivo do processo em curso é o combate à corrupção, pois o que vemos é corruptos e corruptores acusando e se arvorando em julgamento como se limpos fossem. De fato queremos um Brasil limpo do grande mal da corrupção mas, neste presente caso o que está em jogo é a mudança e o direcionamento político do País.

Estamos sendo alertados espiritualmente de que há anos tem se formado no plano da espiritualidade negativa um fronte de tomada de poder por uma força radical que violaria os direitos individuais e coletivos e estamos vendo isto se desenhar claramente, especialmente para parcelas da população historicamente excluídas das políticas públicas, em nome de um Estado cada vez menos laico e cada vez mais cristianizado por forças fundamentalistas que não admitem a diversidade do gênero humano no seu crer e no seu jeito de se compreender no mundo. Comunidades tradicionais, povos de terreiro e a diversidade sexual são alvo das ações de um Estado cada vez mais fundamentalista cristão.


É esta mudança de entendimento de Estado que tememos e não o combate a corrupção, pois, esta deve ser rotina de todo brasileiro e brasileira especialmente dos povos de tradição africana e também dos religiosos da mesma matriz mas, usar este discurso hipocritamente para uma tomada de poder travestido de legalidade é uma preocupação real e sabemos que não vão parar por ai. Vejam o que acontece com a juventude negra diariamente assassinada nesse País, veja o que acontece com mulheres, com pessoas LGBT, com os terreiros que foram atacados, veja o que aconteceu com a escultura de Oxalá na nossa Prainha – DF. Não tenham dúvidas, os passos seguintes serão de tornar o Brasil uma República cristã e violadora de direitos duramente conquistados como liberdade religiosa e de cada ser ter o direito de viver como se concebe no mundo sem a interferência do poder público.


Rezemos pelo nosso país.


Penso que não é por acaso que nossa festa aos caboclos mestiços e brasileiros tenha caído em um dia tão importante para nossa Nação. O Brasil estará em polvorosa e nós, em oração pela nossa nação unidos pela fé ancestral.


Que Nzambi Mpungu, Olorun, Nha Mandu Tupã e até o próprio Cristo transcendente que os caboclos tanto louvam tenha piedade de nós e nos dê clareza de ações.


Venha celebrar e vibrar conosco pelo nosso Brasil pois, independente do resultado político no dia 17, queremos seguir com nosso direito já conquistado de celebrar e cultuar nosso sagrado e a nossa ancestralidade de acordo com os nossos valores e ritos ancestrais herdados dos povos que nos constituíram como nação. Que a força dos caboclos e caboclas seja conosco e com o nosso Brasil.

Venha festejar e vibrar conosco, dia 17/04/2016, iniciando-se às 10 da manhã.




Tata Ngunz'tala

61- 8124.0946 - Vivo

61- 82955346 – TIM

Email: francgunzo@gmail.com


bottom of page